sexta-feira, 25 de junho de 2010

Amigo não é sinônimo de pessoa perfeita

Segue abaixo um trecho do livro da Carmem Seib, que me foi presenteado por uma amiga que me é muito valiosa. Aproveito para agradecer profundamente aos amigos que a distância não impediu de se lembrarem do meu aniversário.

"Quando falamos de um amigo, não nos referimos a uma pessoa perfeita, sem arestas. Isso seria impossível e também não nos deixaria bem, pois não teríamos espontaneidade para dividir a nossa vida cheia de mazelas, de altos e baixos, com uma pessoa tão diferente de nós. Ficaríamos até sem assunto. Amigo é uma pessoa como nós, com seus limites e debilidades, que algumas vezes nos chateia e até nos ofende. A grande vantagem do amigo não é o fato de ele ser supostamente perfeito diferente dos outros, mas sim de nos valorizar, compreender-nos, querer-nos bem.
Com o amigo, iniciamos um processo de crescimento, de transformação; aprendemos a perder, a voltar atrás, a perdoar. É possível que haja equívocos, dias de silêncio em que avaliamos a nossa amizade. Refletindo, esclarecemos o que deve ser elucidado e voltamos com mais energia, mais maturidade.
Há pessoas que nos fazem crescer, que aquecem nosso desabrochar; o amigo está entre elas, ele é a força especial, a reserva certa para todos os dias.
Muitas vezes, nossa amizade é posta à prova. Este é o momento em que nos damos conta de seu tamanho, de seu valor e empenhamo-nos para reatá-la com ainda mais energia e sinceridade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog! Não deixe de fazer o seu comentário!