sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Contando Histórias


Adorava todas as histórias que os meus avós contavam de sua terra natal, das suas lembranças da infância e das inúmeras lendas daquele país tão distante. Elas foram sempre meu elo com o passado, como a própria história da minha família. Foram essas mesmas histórias que me motivaram a ir ao Japão e descobrir mais sobre a minha história, sobre as minhas origens. Meus avós sempre foram muito presentes no meu dia-a-dia, principalmente porque tive a chance de morar e conviver com eles em diferentes momentos da minha vida. Recentemente o avô de uma grande amiga faleceu e me dei conta de que ela também estava, a partir daquele momento, se desvinculando de seu elo. Desde que meus avós se foram, procuro sempre relembrar todas as histórias que ouvia desde a infância, com a obrigação de passá-las adiante, sempre que possível, em respeito a tudo pelo que passaram, entre guerras, sofrimento e muita persistência. E relembrando-as, teremos sempre uma história para se contar. Histórias existem para ajudar a explicar a nossa vida, para ter a certeza de onde viemos, reavivar sonhos e o caminho a seguir. Agradeço muito a meus avós pela paciência e por todo o amor que recebi, mesmo o tendo reconhecido somente depois de adulto. Posso afirmar, então, que muito do que sou hoje é graças a eles, por todo o ensinamento e por acreditar no meu potencial. Penso imediatamente em meus sobrinhos, que não tiveram a chance de conhecer seus bisavós, mas que certamente irão escutar ainda as mesmas histórias que sempre ouvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog! Não deixe de fazer o seu comentário!