terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Amor entre os Seres




Há pouco tempo atrás, assistindo o programa The Animal Planet, um casal de patinhos estava sendo resgatado pelos bombeiros debaixo de uma casa. Um deles, a fêmea, estava com a asa quebrada, que a impedia de se mexer. Para a surpresa dos bombeiros, o macho, que poderia ter fugido diante da aproximação humana, preferiu ficar ao lado da fêmea, mesmo sabendo do risco óbvio de ser capturado.
Ambos foram resgatados e o macho não ofereceu resistência alguma, ficando sempre junto dela.
À primeira instância, logo imaginei: "Ok, para eles, isso é natural".
Mas imediatamente penso também: "Por que para nós, seres humanos, isso nem sempre é tão natural assim?" O que deveria ser instintivo como acontece com os animais, não nos é, infelizmente.
Ao menor sinal de instabilidade emocional, insegurança ou medo, simplesmente desistimos até mesmo ao simples ato de tentar, diante de todos os riscos que isso pode envolver.
Nossas necessidades individualistas acabam se sobressaindo, sempre. Eu, eu, sempre eu... Acima de todas as outras coisas e pessoas. A tão falada consideração ao próximo infelizmente ainda é tratada em segundo plano. É importante a auto preservação, cuidarmos de nós mesmos e suprirmos nossas próprias necessidades, sim. Mas neste mundo ninguém é totalmente pleno estando completamente só, daí a necessidade de dividirmos, de estarmos juntos a alguém, de estendermos a mão ao próximo, mesmo nos pequenos atos ou pensamentos, sorrindo ao seu vizinho ao entrar no elevador ou cumprimentando o porteiro do prédio onde você trabalha.
Hoje em dia muito é propagada a mentalidade corporativa de trabalho em grupo, para que todos possam tirar o máximo proveito em termos de produtividade. Porém temos que levar em consideração que em alguns casos, outros companheiros possam estar num momento adverso, impossibilitando de se alcançar o almejado objetivo. É nesse momento que devemos ter o discernimento e compreensão para com o próximo.

Assim nossa caminhada terá muito mais força, amor e um significado muito mais profundo.

Um comentário:

Obrigado por visitar meu blog! Não deixe de fazer o seu comentário!